COMPARTILHE

Nutricionista orienta pais a combinar cores, texturas e momentos em família para estimular hábitos saudáveis desde cedo

Em meio à correria do dia a dia, entre escola, trabalho e compromissos domésticos, manter uma alimentação equilibrada para as crianças continua sendo um desafio para muitas famílias. A nutricionista Maira Viviani, da rede Água Doce Sabores do Brasil, afirma que o segredo está na combinação entre criatividade, diversidade e presença à mesa.

“Quando a alimentação é variada e colorida, além de fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento, também desperta a curiosidade e o interesse dos pequenos”, diz. Segundo ela, o visual das refeições faz diferença: moldes de personagens, cortes diferenciados e pratos montados de forma lúdica ajudam a despertar o apetite infantil.

Viviani destaca que envolver as crianças no momento das refeições também é fundamental para criar uma relação positiva com a comida. “Fazer as refeições em família, sentados à mesa, torna o ato de se alimentar prazeroso, estimula a experimentação e ajuda a formar hábitos saudáveis desde cedo”, afirma.

Para montar um prato equilibrado, a nutricionista recomenda dividir a refeição em proporções simples: metade de legumes e verduras, um quarto de carboidratos, como arroz, batata ou macarrão e um quarto de proteínas, que podem incluir carne, frango, peixe, ovo ou feijão. “Também vale incluir uma fruta de sobremesa e pequenas quantidades de gorduras boas, como azeite ou sementes”, explica. “Assim, a criança recebe os nutrientes necessários para crescer com saúde, energia e disposição”.

Além da composição dos pratos, variar os modos de preparo e explorar diferentes texturas contribui para ampliar o paladar infantil. “Crianças aprendem pelo exemplo e pela repetição. Quanto mais vezes são expostas a um alimento, maiores as chances de aceitá-lo”, observa.

Especialistas em nutrição infantil costumam reforçar que o momento das refeições vai além da ingestão de alimentos, ele envolve afeto, rotina e aprendizado. Nesse sentido, transformar a mesa em um espaço de convivência pode ser o primeiro passo para que comer bem se torne um hábito e não uma obrigação.

Foto: Freepik

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.