COMPARTILHE

No último 30 de junho, foi o Dia Mundial das Redes Sociais, uma data criada para lembrar o quanto a revolução digital mudou nossa forma de comunicar. Mais do que simplesmente fazer parte da nossa rotina, esse dia nos leva a refletir sobre como essas plataformas continuam mudando a maneira como nos conectamos, buscamos informação e nos expressamos.

Das saudosas comunidades do Orkut (quem lembra?) aos vídeos virais do TikTok, as redes sociais tornaram-se parte essencial da vida de bilhões de pessoas, especialmente no Brasil. São espaços dinâmicos onde circulam imagens, ideias, opiniões e causas.

O Facebook marcou o início de uma nova era de conexão entre amigos, familiares, marcas e movimentos sociais. O Instagram impulsionou a criatividade e a inspiração visual, enquanto o TikTok conquistou as novas gerações. E essas são apenas algumas: redes como X (antigo Twitter), LinkedIn, Pinterest e tantas outras seguem moldando, a cada dia, novas formas de comunicação no mundo digital.

Essas plataformas trouxeram benefícios que vão muito além da conexão instantânea: reencontros de amigos de infância, aproximação de familiares distantes e o fortalecimento de laços profissionais. Nesse universo digital, também nasceram novas carreiras, negócios e comunidades.

A forma de nos comunicarmos nunca mais foi a mesma. Hoje, todos participam das conversas, opinando e compartilhando ideias. Cada pessoa molda seu feed conforme seus gostos e valores. O volume de informação aumentou e, com ele, a necessidade de cuidado: é preciso filtrar o que consumimos e compartilhamos.

Por outro lado, o uso exagerado, a comparação constante e a exposição excessiva podem trazer impactos negativos, principalmente entre os mais jovens. Nossa privacidade está cada vez mais vulnerável e a desinformação, que circula rapidamente, nos lembra da importância do pensamento crítico.

Tudo isso reforça uma ideia fundamental: navegar nas redes sociais exige empatia, respeito e discernimento. Só assim conseguimos usar essa poderosa ferramenta para construir pontes e não muros.

Assim como a inteligência artificial, as redes sociais fazem parte de uma transformação profunda e contínua. O futuro da comunicação será cada vez mais social. Isso te motiva ou assusta?

Desejo muito sucesso e até a próxima!
@brunojad

Os artigos publicados são de responsabilidade dos colunistas e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Total News

Picture of Bruno Jad

Bruno Jad

Com formação em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá e mais de uma década de experiência no mercado digital, Bruno Jad é um entusiasta da inovação e das transformações que a tecnologia proporciona. Pós-graduado em Governo Digital pela Verbo Jurídico, dedica-se a estudar e compartilhar insights sobre ferramentas e tendências tecnológicas que impactam o dia a dia e os negócios. | @brunojad
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.