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O Governo de Mato Grosso do Sul abriu licitação para contratar uma empresa responsável pela elaboração do anteprojeto de engenharia destinado à reabilitação e manutenção de 673,57 quilômetros de rodovias pavimentadas na região sudeste do Estado.

A iniciativa é conduzida pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), em parceria com o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), e segue diretrizes do Banco Mundial (Bird). O processo marca a primeira etapa do programa Rodar MS, voltado à modernização da infraestrutura rodoviária estadual.

Com valor estimado em R$ 11,5 milhões, a concorrência será realizada de forma eletrônica, com julgamento baseado em técnica e preço e sob regime de empreitada por preço global. A abertura das propostas está prevista para o dia 12 de dezembro de 2025, às 8h30 (horário local), pelo portal E-Kronos.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, o novo modelo de contratação representa um avanço na gestão pública.

“O modelo DBM, adotado conforme padrões do Banco Mundial, representa um avanço na gestão pública. Ele garante mais eficiência, qualidade e transparência, integrando todas as etapas do processo — do projeto à manutenção — e consolidando uma malha rodoviária moderna, segura e sustentável”, afirmou.

O contrato seguirá o formato Crema-DBM (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias – Design, Build, Maintain), que transfere à empresa contratada não apenas a execução das obras, mas também a responsabilidade pela manutenção do pavimento por um período determinado. O modelo agrega a etapa de elaboração do projeto, o que, segundo o governo, possibilita maior controle de qualidade, redução de custos e otimização de prazos.

A secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, destacou que a iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão rodoviária do Estado.

“Ao invés de gastar em manutenções emergenciais e recuperações completas, o modelo CREMA-DBM foca na manutenção contínua e preventiva. Estudos mostram que a manutenção no tempo certo reduz o custo de intervenção em uma proporção significativa. A manutenção constante e baseada em desempenho significa que nossas estradas terão qualidade superior e constante. Isso otimiza o uso do dinheiro público e garante a longevidade do investimento”, afirmou.

O governo estadual pretende usar os resultados do novo modelo como base para futuros contratos de longo prazo em outras regiões de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de alinhar a infraestrutura rodoviária a padrões internacionais de desempenho e sustentabilidade.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

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