A segunda edição do MS Empreende Mais ocorreu na manhã desta quarta-feira (5), na sede do Sebrae-MS, em Campo Grande. O evento reuniu autoridades e empresários e apresentou estratégias para fortalecer os pequenos negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
O governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), ministrou a palestra de abertura. Ele destacou números econômicos relevantes e ressaltou a importância de iniciativas como a do Sebrae.
“Quando o poder público, em parceria com o Sebrae, revê processos, discute liderança e estimula o empreendedorismo, isso se reflete no estado como um todo. Essa colaboração também faz parte do nosso programa MS Ativo”, afirmou.
O diretor-superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, afirmou que a meta para 2025 é atender 125 mil empresas, três mil a mais do que em 2024, quando foram atendidas 122 mil empresas.
“Temos parcerias com a maioria das empresas do estado. No ano passado, atendemos 122 mil empresas diferentes, e este ano queremos chegar a 125 mil, ampliando nossa cobertura. Vamos atuar com foco no mercado, ajudando as empresas a acessarem tanto o mercado nacional quanto o internacional”, disse Mendonça.
Ele também destacou os próximos editais que serão executados: MS Valoriza, Cidade Empreendedora e Sebrae Delas.
A empreendedora Bruna Coelho, proprietária da loja de pijamas Moda da Bru, iniciou seu negócio em 2020. Uma das expositoras do evento, ela contou como o Sebrae contribuiu para sua trajetória. “O Sebrae foi um divisor de águas. Ele impulsionou todos os processos, capacitou e, depois disso, já expandimos e estamos exportando para o exterior”, afirmou.
Indicadores econômicos de Mato Grosso do Sul
Durante o evento, Riedel apresentou alguns dados sobre a economia do estado:
- 1º maior crescimento do PIB projetado para 2025 (4,2%)
- 1º em crescimento da indústria de transformação (+68%)
- 1º em investimento público (15,3%)
- 3º menor taxa de extrema pobreza (2%)
- 3º em capital humano
- 3º maior nível de ocupação (64,2%)
- 4º menor taxa de desocupação (3,4%)
- 6º em qualidade de vida
Sobre o MS Empreende Mais
Até esta sexta-feira (7), visitantes podem conhecer os projetos apresentados na Mostra de Projetos Sebrae, com iniciativas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios em 2025. O evento conta com espaços interativos para demonstração das iniciativas.
A sede do Sebrae em Campo Grande fica na Avenida Mato Grosso, número 1661. Mais informações para empreendedores estão disponíveis na Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800.