Anualmente vemos temporadas de moda serem apresentadas pelo mundo, dentre elas, a mais importante de todas: Paris Fashion Week, que findou suas atividades deste ano recentemente.
Todos os anos, a Paris Fashion Week acontece duas vezes: na temporada outono/inverno e na temporada primavera verão, sendo essa última o caso dos desfiles entre os dias 16/09 a 20/10. Ela é sempre a principal das Fashion Weeks, sendo marcada por muito luxo, presenças com looks icônicos, bastante mídia espontânea e novidades para o mundo da moda.
Ao todo foram 28 marcas desfilando, sendo entre elas a estreia da Ganni em Paris. Vamos aos 4 destaques da temporada. de acordo com a colunista.
Chanel
Este foi o desfile mais aguardado, marcando a estreia de Matthieu Blazy como novo diretor criativo da Chanel, após uma onda de mudanças na direção artística. O tema da vez foi “Um Novo Universo”, por isso o Grand Palais foi transformado em uma espécie de sistema solar.



Dior
Este foi outro desfile de estreia muito esperado, com Jonathan Anderson (também diretor criativo da Loewe) assumindo a direção criativa da Dior feminino. Anderson apresentou uma “disrupção elegante”, olhando para o arquivo da Dior não como algo estático, mas como algo que pode ser magicamente “desempacotado” e reimaginado para o presente.




MIU MIU
Miuccia Prada entregou uma coleção que celebrou o universo da mulher trabalhadora, transformando o “esforço” em elegância. A coleção abordou o significado, relevância e invisibilidade do trabalho feminino, seja ele doméstico, industrial ou de cuidado. O avental, símbolo universal do trabalho, foi elevado a peças de luxo.



STELLA McCARTNEY
Stella McCartney continuou seu compromisso com a sustentabilidade, mas entregou uma coleção que era inegavelmente sexy e audaciosa.



A Semana de Moda de Paris Primavera/Verão 2026 será lembrada como a “Semana de Moda da Década”. Mais do que uma simples apresentação de tendências, o evento foi um ponto de virada na história da indústria do luxo, marcado por uma mudança sísmica de diretores criativos.
Expectativas: Superadas Pelo Inesperado
As expectativas para esta temporada estavam nas alturas, impulsionadas pelo número sem precedentes de 14 debuts (estréias de diretores criativos) em marcas globais. Não apenas os debuts aconteceram, mas a maioria dos designers conseguiu satisfazer ou superar as altas expectativas.
Alguns clichês permanecem, como os laços. Até hoje não fiz questão de aderir essa “moda dos laços”, já que não combina com meu estilo, contudo compreendo a necessidade desse item olhando pelo prisma comercial, pois uma marca para ser forte precisa ser copiada, e nada mais forte que um laço para ser amplamente reproduzido em looks ao redor do mundo, do mais simples ao mais glamouroso.
Vi muitas coisas lindas nos desfiles dessa temporada, o que me deixou animada para os próximos passos da moda mundial.
Com carinho,
Maria Ritha Potrich