Em Mato Grosso do Sul, os candidatos à primeira habilitação terão 90 dias adicionais para realizar o exame prático, conforme decisão anunciada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A medida, válida para processos em todo o Brasil, foi comunicada na última sexta-feira (27), por meio de um aviso enviado aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
O prazo estendido contempla processos iniciados entre 2019 e 2023, desde que os candidatos tenham cumprido a carga horária mínima de 20 horas-aula prática por categoria até o dia 31 de dezembro de 2024. Com a mudança, o período final para conclusão da habilitação passa a ser 31 de março de 2025.
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 14,8 mil candidatos poderão ser beneficiados, de acordo com a Diretoria de Habilitação (Dirhab) do Detran-MS. Destes, 7,8 mil são da categoria de duas rodas e 6,9 mil da categoria quatro rodas.
Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, destacou que o prazo estendido atende processos já contemplados por prorrogações anteriores, motivadas pela pandemia de Covid-19.
“No entanto, devido ao tempo decorrido, muitos candidatos precisarão realizar novos exames médico e psicológico, já que é exigido pelo menos um ano de validade para a emissão da CNH”, explicou.
Lina também alerta sobre a importância de se atentar ao novo prazo concedido pelo Senatran. “Caso o processo não seja concluído neste período, ele vai ser excluído e aí se perde tudo o que se havia feito, né, será necessário abrir um novo processo de habilitação no próximo ano e realizar todos os exames e as aulas novamente”.
Entre janeiro e novembro de 2024, o Detran-MS realizou 115.525 exames práticos de direção no estado, evidenciando a alta demanda e a necessidade de planejamento por parte dos alunos. Os candidatos devem organizar-se junto aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para agendar o exame prático com antecedência.
Foto: Governo de Mato Grosso do Sul