quarta-feira, 05/02/2025, 08:02

Tecnologia, que antes era um assunto muito distante, hoje é um dos temas mais comentados em rodas de conversa ou eventos de negócios. E para inaugurar a nossa coluna tech, vamos falar hoje da famosíssima inteligência artificial. Começou como um conceito lá em 1950, mas com a popularização e o acesso à internet no mundo, o volume de informações precisava de alguma solução para ser processado e organizado de maneira eficiente.

Com o avanço da estrutura de redes neurais e a popularização dos aplicativos de IA’s, hoje é uma ferramenta que faz parte de muitas profissões e levanta até questões sobre se ela um dia substituirá algumas das profissões como vemos hoje.

Independente do que muitos pensam, a verdade é que essa tecnologia pode ser usada como uma grande ferramenta no nosso dia a dia, seja para estudos, descobertas ou para executar tarefas que antes exigiam muito tempo.

Hoje vamos falar do ChatGPT, que tem como forma de trabalho a produção de textos e imagens. Mas existem IA’s que produzem vídeos, músicas e códigos de programação com uma qualidade impressionante, deixando muitos prossionais experientes com o queixo caído.

Levando para a prática, e se puder sugerir algo, aconselho a usar essa tecnologia o mais rápido possível. Na minha opinião, nenhuma inteligência substituirá o ser humano; apenas aqueles que não souberem usá-la como parceira de trabalho ficarão para trás.

Falando aqui do app mais popular hoje, o ChatGPT pode ser usado para correção de texto, pesquisa sobre algum assunto, sugestões de ideias, processamento de dados e, acreditem, até criação de imagens.
Se você ainda não usa, vai aqui uma dica: comece e conte para a gente o que achou dos resultados.

A ferramenta é simples e intuitiva; funciona com comandos que chamamos de prompts de texto. Você pede (digita) como se estivesse conversando com uma pessoa; a plataforma processa esse comando usando redes neurais e devolve um resultado impressionante e muito rápido.

Aproveitando, vou pedir ao app para gerar 2 textos e uma imagem para nós, dá uma olhada:

Prompt usado:
ChatGPT, sou o Bruno, colunista de tecnologia no Total NEWS. Preciso que gere um texto pequeno dando boas-vindas aos leitores e convidando-os a seguir nossas redes sociais e compartilhar nossos conteúdos.

Resultado:
Seja bem-vindo ao espaço de tecnologia do Total NEWS! Aqui você vai encontrar os principais assuntos e tendências do mundo digital. Nossa missão é trazer informações de qualidade e insights que fazem a diferença no seu dia a dia. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e compartilhar nossos conteúdos com seus amigos. Juntos vamos explorar o futuro da tecnologia!

Vamos para mais um?

Prompt:
ChatGPT, agora preciso de uma imagem. Ela precisa ser no formato quadrado no estilo cartoon. O desenho será de uma arara azul muito sorridente, usando um boné branco e sentada em uma cadeira de praia na frente de um lago com ipês amarelos.

Resultado:

Claro que o exemplo acima é algo bem simples perto do que a plataforma pode nos entregar. Mas se você já usa, explore mais recursos como criação de imagens, análise de dados e sugestões de ideias ou nomes para um novo negócio. Se você ainda não tinha ouvido falar que existia algo parecido, baixe o app e comece a fazer os seus testes; garanto que vai se surpreender.

Lembre-se: a tecnologia não substituirá o ser humano; porém quem souber utilizá-la da melhor forma possível com certeza poderá colher muitos frutos desta poderosa ferramenta que só vai melhorar a cada dia.

Nos vemos na próxima! Um abraço.

Picture of Bruno Jad

Bruno Jad

Com formação em Publicidade e Propaganda pela Estácio de Sá e mais de uma década de experiência no mercado digital, Bruno Jad é um entusiasta da inovação e das transformações que a tecnologia proporciona. Pós-graduado em Governo Digital pela Verbo Jurídico, dedica-se a estudar e compartilhar insights sobre ferramentas e tendências tecnológicas que impactam o dia a dia e os negócios. | @brunojad

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.