COMPARTILHE

Três produções brasileiras seguem na disputa por uma indicação ao Oscar 2026 após avançarem para novas etapas do processo de seleção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O anúncio das listas de finalistas em 12 categorias foi feito nesta terça-feira (16).

O longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, está entre os 15 filmes pré-selecionados na categoria de Melhor Filme Internacional. Já Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, integra a lista de finalistas a Melhor Documentário de Longa-Metragem. O curta Amarela, de André Hayato Saito, permanece na disputa na categoria de Curta-Metragem em Live Action.

Além disso, profissionais brasileiros aparecem em categorias técnicas. Kleber Mendonça Filho concorre a Melhor Direção de Elenco (Casting) pelo trabalho em O Agente Secreto. Na categoria de Cinematografia, o brasileiro Adolpho Veloso está entre os finalistas pela fotografia de Train Dreams (Sonhos de Trem).

As categorias com listas divulgadas nesta fase são: Curta-Metragem de Animação, Casting, Cinematografia, Documentário, Documentário Curta-Metragem, Melhor Filme Internacional, Curta-Metragem Live Action, Maquiagem e Penteado, Música (Trilha Sonora Original), Música (Canção Original), Som e Efeitos Visuais.

No caso de Melhor Filme Internacional, 15 produções avançaram para a próxima rodada, selecionadas a partir de filmes de 86 países ou regiões elegíveis. Entre os concorrentes estão obras da Argentina, França, Alemanha, Índia, Japão, Coreia do Sul, Espanha e Tunísia, além do Brasil.

Os membros da Academia votarão entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026 para definir os indicados oficiais ao Oscar. Nessa etapa, os votantes deverão assistir a todos os filmes pré-selecionados. A lista final de nomeados será divulgada em 22 de janeiro. A cerimônia da 98ª edição do Oscar está marcada para 15 de março de 2026.

Lançado no Brasil em 6 de novembro, O Agente Secreto é ambientado em 1977 e acompanha Marcelo, especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas que se muda de São Paulo para Recife para escapar de agentes do governo. Na capital pernambucana, ele passa a suspeitar que está sendo vigiado pelos vizinhos. O papel principal é interpretado por Wagner Moura.

Desde a estreia, o filme acumula prêmios e reconhecimentos internacionais, incluindo distinções nos festivais de Cannes, Jerusalém, Lima, Zurique, Chicago, Estocolmo e nos círculos de críticos de Nova York, Los Angeles e Atlanta, consolidando-se como uma das produções brasileiras de maior projeção internacional nos últimos anos.

Foto de capa: Victor Jucá/Divulgação

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.