Apresentações no Teatro Glauce Rocha envolvem cerca de 90 estudantes e acontecem nesta segunda (23), com entrada franca
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove nesta segunda-feira (23), a partir das 18h, no Teatro Glauce Rocha, um evento gratuito e aberto ao público que reúne apresentações de ginástica e um espetáculo de dança inspirado em uma série televisiva. A programação envolve cerca de 90 estudantes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, além de alunos de outras graduações.
As apresentações fazem parte da avaliação final das disciplinas Metodologias de Ensino das Ginásticas e Metodologias de Ensino das Danças, da Faculdade de Educação (Faed), e têm como objetivo aproximar os futuros professores da prática pedagógica por meio da experiência artística e corporal.
A primeira parte do evento, com início às 18h, será composta por sete apresentações de Ginástica Para Todos, modalidade que combina fundamentos como deslocamento, salto, aterrissagem, rotação, posições estáticas e balanço. Segundo a professora Sarita Bacciotti, responsável pela disciplina, a proposta valoriza uma abordagem inclusiva e é fundamentada nos “cinco F’s” da Federação Internacional de Ginástica: Fun (diversão), Fitness (condicionamento físico), Fundamentals (fundamentos), Friendship (amizade) e Forever (aprendizado para a vida toda).
“É uma modalidade que permite a participação de pessoas de diferentes idades, níveis de prática e condições físicas, inclusive pessoas com deficiência. Essa atividade é uma consagração do semestre e promove o desenvolvimento da criatividade, da cooperação e da expressão artística”, afirma Sarita.
Na sequência, a partir das 19h, o palco será tomado pelo espetáculo de dança, com classificação etária de 14 anos. A proposta da apresentação surgiu da disciplina ministrada pelo professor Marcelo Rosa, que orientou os estudantes na criação de coreografias inspiradas em jogos dançantes baseados em uma série fictícia. O público poderá interagir com algumas das dinâmicas.
“Trabalhamos a dança como linguagem. A proposta não é avaliar a técnica do bailarino, mas sim a criatividade, musicalidade, expressão e pesquisa temática. Muitos estudantes nunca tiveram contato com a dança na Educação Básica, então essa vivência é essencial para que futuramente possam levá-la às salas de aula”, explica o professor.
Marcelo Rosa destaca ainda que o processo de montagem do espetáculo permite aos alunos se expressarem corporalmente e enfrentarem o desafio de se apresentarem em público. “A dança é corpo, movimento e música. É uma outra forma de leitura e escrita. Eles precisam vivenciar isso para compreender as manifestações artísticas de forma mais completa”.
Para os estudantes envolvidos, a experiência também marca descobertas pessoais. “A expectativa está alta. Ensaiamos por um mês e a turma toda está envolvida. O professor Marcelo conduz as aulas de forma que todos participam”, relata Matheus Borba. “O interessante é que não somos profissionais da dança ou da ginástica. É um evento feito por estudantes, com muito empenho”, comenta Gustavo Issao.
O espetáculo também conta com a participação de alunos de outros cursos, como Lucas Nery Modesto, do curso de Letras – Português e Espanhol, que já atuou no grupo Bailah, coordenado por Marcelo Rosa. “Estou cursando a disciplina para me aperfeiçoar academicamente na área que já é minha atuação. Gosto muito do palco, e essa é uma oportunidade de crescer ainda mais”, diz.
Foto: Reprodução/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS