COMPARTILHE

País registra crescimento de 45% nas chegadas estrangeiras entre janeiro e setembro e celebra avanço histórico nas receitas do setor

O Brasil aparece como o destino que mais cresceu no turismo internacional em 2025, segundo a nova edição do Barômetro Mundial do Turismo, divulgado em novembro pela ONU Turismo. O relatório destaca o desempenho do país após a recuperação pós-pandemia e associa o resultado às estratégias de promoção implementadas nos últimos anos.

De acordo com o levantamento, as chegadas de visitantes estrangeiros aumentaram 45% entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. O índice coloca o Brasil à frente de destinos como Vietnã e Egito (ambos com crescimento de 21%), além de Etiópia e Japão (18% cada).

O avanço se reflete também nos números da Embratur, que registrou a entrada de 8 milhões de turistas internacionais no país em menos de 11 meses. A estimativa é que 2025 termine com mais de 9 milhões de visitantes.

“O relatório da ONU Turismo é mais uma prova de que estamos vivendo o melhor momento do turismo internacional no Brasil e somos um destaque mundial. O viajante internacional volta seu olhar para o Brasil e agora vê a autenticidade, as experiências e sensações que só o nosso país e o nosso povo oferecem. É por isso que somos o maior crescimento do mundo no turismo internacional e graças a isso também estamos vendo o turismo como matriz econômica que gera emprego, renda e receitas para todo o Brasil”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Receitas em alta

O relatório também aponta um aumento nas receitas do turismo internacional no país. Segundo a ONU Turismo, houve crescimento de 12% nos valores movimentados nos primeiros nove meses de 2025.

Dados oficiais mostram que turistas estrangeiros injetaram US$ 6,617 bilhões na economia brasileira de janeiro a outubro, alta de 10,19% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor representa recorde para o intervalo desde o início da série histórica, em 1995, e ultrapassa R$ 35 bilhões em gastos.

Ao assumir a liderança mundial no crescimento de chegadas internacionais, o Brasil reforça sua presença no mercado global e confirma a eficácia do planejamento voltado à promoção turística. Os resultados combinam aumento de visitantes, expansão das receitas e consolidação da imagem do país baseada em autenticidade, diversidade e sustentabilidade.

Foto de capa: Embratur-Feel-Brasil/Divulgação

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.