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Empresas K-Infra e Galapagos investirão R$ 10,1 bilhões na concessão de 870 km de rodovias

O consórcio K&G, formado pelas empresas K-Infra e Galapagos, venceu nesta quinta-feira (8) o leilão para administrar a Rota da Celulose, no Mato Grosso do Sul. A concessão abrange 870,3 km de rodovias estaduais e federais, incluindo trechos da MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

O certame foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo. O grupo ofereceu um desconto de 9% na tarifa de pedágio e um aporte de R$ 217,3 milhões. O contrato é válido por 30 anos.

Além do consórcio vencedor, participaram do leilão o BTG Pactual Infraestrutura, o consórcio Caminhos da Celulose (liderado pela XP Infra) e a empresa Rotas do Brasil S/A.

Segundo o governo do estado, serão R$ 10,1 bilhões em investimentos ao longo da concessão, sendo R$ 6,9 bilhões em despesas de capital e R$ 3,2 bilhões em custos operacionais.

As empresas serão responsáveis pela recuperação, operação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade do sistema rodoviário. Estão previstas intervenções como 115 km de duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas, 12 km de marginais e 38 km de contornos urbanos.

A infraestrutura contará ainda com 62 dispositivos em nível, quatro em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna e 20 alargamentos de pontes. Haverá também 3.780 m² de obras de arte especiais. Toda a malha terá acostamento.

Para o governador Eduardo Riedel (PSDB), o resultado do leilão é fruto de dois anos de planejamento. “Este projeto foi discutido nos últimos dois anos, com muitas reuniões e planejamento para chegarmos ao final deste processo no dia de hoje, com empresas que acreditaram na proposta, todas idôneas. Daqui para frente seremos parceiros nos desafios para que o projeto seja feito de maneira exata como foi elaborado”, disse.

Riedel agradeceu ainda o Governo Federal pela delegação dos trechos federais. “Esta concessão vai alavancar o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

A secretária de Parcerias Estratégicas do estado, Eliane Detoni, destacou que a disputa mostra a robustez e a segurança jurídica do projeto. “Essa disputa mostrou que o projeto é robusto, tem segurança jurídica e a previsibilidade necessárias para uma boa execução. Quando se tem competição, quem ganha é o usuário da rodovia”, disse.

A nova concessionária deverá implantar serviços de atendimento aos usuários, com 13 guinchos, 13 ambulâncias, cinco caminhões-pipa, cinco veículos para apreensão de animais e 13 postos de atendimento com estacionamento, sanitários, telefones e áreas de descanso.

Serão construídos também três Postos de Parada e Descanso, um em cada uma das principais rodovias concedidas. Os espaços atenderão caminhoneiros, oferecendo estrutura para refeições, higiene pessoal e repouso.

Ao todo, serão R$ 10 bilhões em investimentos; consórcio vencedor, K&G, fez proposta com maior desconto, 9%, e aporte de R$ 217,3 milhões

Após a publicação oficial do resultado, o consórcio terá 60 dias para assinar o contrato. Na sequência, será realizada vistoria técnica e a transição da operação para a nova administradora.

A fiscalização ficará sob responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems).

Fotos: Saul Schramm/Secom – Com informações do Governo de MS

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