quarta-feira, 05/02/2025, 06:46

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram um edital para apoiar o desenvolvimento do comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com um orçamento de R$ 4,92 milhões, o edital busca fomentar soluções inovadoras que ajudem micro, pequenas e médias empresas a superar desafios relacionados à logística, capacitação digital e comunicação online.

O edital, denominado E-commerce.BR, prevê duas etapas. Na primeira fase, serão selecionados 20 projetos, um para cada unidade da federação das três regiões contempladas. Na segunda etapa, nove projetos receberão apoio financeiro no valor de R$ 380 mil cada. Desses, três serão escolhidos para a fase de escala, que contará com acompanhamento técnico e apoio financeiro de R$ 500 mil durante mais um ano.

O lançamento do edital tem como objetivo reduzir a grande concentração do comércio eletrônico nas regiões Sudeste do Brasil, que em 2023 representou 73,5% das vendas online, enquanto o Centro-Oeste, por exemplo, foi responsável por apenas 3% do total. Dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, indicam que, em 2023, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 196,1 bilhões, com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior.

Segundo dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional de 2022 as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste somam pouco mais de 10% do total do comércio eletrônico do Brasil.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 17 de fevereiro e podem ser feitas por Redes de Inovação, compostas por pelo menos três instituições públicas ou privadas de nível estadual, distrital ou municipal. Essas redes devem estar comprometidas com o apoio a micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A expectativa é que o apoio financeiro e técnico possa impulsionar o crescimento do e-commerce nessas regiões do país, tornando-as mais competitivas no cenário digital.

Foto: Agência Brasil

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