Carregando…

Compartilhe

A indústria foi o principal motor da geração de empregos formais em Mato Grosso do Sul em 2025. Levantamento do Observatório da Indústria da Fiems mostra que os segmentos de transformação, construção, serviços industriais de utilidade pública e indústria extrativa mineral abriram mais de 10 mil vagas ao longo do ano, o equivalente a 53% de todo o emprego criado no Estado no período.

O desempenho garantiu ao setor o melhor resultado histórico na criação de postos de trabalho formais em MS. Segundo o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende, o avanço reflete a consolidação de investimentos e a expansão da atividade produtiva. “O conjunto da atividade industrial liderou a criação de empregos formais em Mato Grosso do Sul em 2025, garantindo o melhor desempenho já registrado pelo setor”, afirmou.

Entre as atividades industriais, a construção de edifícios foi o principal destaque, com saldo positivo de 5.175 vagas no ano. Na sequência aparecem o abate de bovinos, com 1.315 contratações, o abate de suínos, com 1.287, a fabricação de álcool, com 697, a fabricação de celulose, com 545, obras de terraplanagem, com 348, fabricação de pós alimentícios, com 284, e obras de montagem industrial, com 270 novos postos.

A expansão do emprego industrial também se espalhou por diferentes regiões do Estado. Os maiores saldos foram registrados em Inocência, com 2.818 vagas, Nova Alvorada do Sul, com 1.312, São Gabriel do Oeste, com 1.184, Campo Grande, com 1.143, e Ribas do Rio Pardo, com 1.120.

Na sequência aparecem Dourados, com 579 novos empregos industriais, Três Lagoas, com 466, Mundo Novo, com 364, Naviraí, com 332, Aparecida do Taboado, com 329, e Bataguassu, com 327.

Com o resultado, a indústria encerrou 2025 com mais de 169 mil trabalhadores formais empregados diretamente em Mato Grosso do Sul. Desse total, 120,9 mil atuam na Indústria de Transformação, 35,4 mil na Construção, 8,5 mil nos Serviços Industriais de Utilidade Pública e 4,7 mil na Indústria Extrativa Mineral.

Para a Fiems, o desempenho reforça o papel do setor industrial como eixo estruturante da economia sul-mato-grossense, com impacto direto na renda, na interiorização do desenvolvimento e na dinamização de cadeias produtivas em diferentes regiões do Estado.

Com informações e imagem do Sistema Fiems

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.