COMPARTILHE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (30) o decreto que fixa o novo salário mínimo em R$ 1.518, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2025. O reajuste representa um aumento de R$ 106 em relação ao valor atual.

O cálculo foi baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que registrou alta de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro, acrescido de 2,5%, correspondente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Essa fórmula segue a política aprovada em 2023, que prevê reajustes do salário mínimo com um ganho acima da inflação até 2030.

“O presidente Lula destacou que, durante todo o seu governo, o salário mínimo terá reajuste acima da inflação, garantindo ganho real. Essa medida reafirma o compromisso com a distribuição de renda, que é o papel do salário mínimo”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Para Marinho, a política de valorização do salário mínimo evita uma “tragédia” ao assegurar poder de compra para a população e sustentar o ciclo de crescimento econômico.

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de brasileiros têm renda vinculada ao salário mínimo, incluindo aproximadamente 19 milhões de aposentados e pensionistas.

O novo valor reforça o papel do salário mínimo como instrumento de combate à desigualdade social e distribuição de renda, mantendo a valorização como eixo central da política econômica do governo Lula.

*Com informações da Agência Brasil – Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.