COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul encerrou 2024 com um saldo positivo de 12.412 empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, o estado alcançou um total de 670.377 postos de trabalho com carteira assinada.

O resultado positivo foi impulsionado, principalmente, pelos setores da indústria (+6.974 vagas), serviços (+4.206), comércio (+3.873) e agropecuária (+2.548). Já a construção civil registrou desempenho negativo, com o fechamento de 5.188 postos de trabalho.

De acordo com Bruna Dias, coordenadora de Estatísticas da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o crescimento no setor industrial foi puxado por segmentos como alimentos, combustíveis e celulose.

“No segmento industrial, destacam-se as indústrias de transformação, especialmente a fabricação de produtos alimentícios (+3.927 empregos) e a produção de biocombustíveis (+1.047 empregos). Já na agropecuária, a produção florestal (+2.140 vagas) teve papel relevante no crescimento do setor​”, afirmou.

O estado registrou uma retração de 14.465 empregos formais em dezembro, reflexo de 22.731 contratações e 37.196 desligamentos. No acumulado do ano, foram 411.976 admissões contra 399.564 desligamentos.

“A redução de -14.465 empregos formais em dezembro de 2024 acompanha um movimento sazonal característico desse período do ano. Esse declínio é atribuído, principalmente, ao encerramento de contratos temporários e aos ajustes promovidos pelas empresas após o pico de atividades econômicas do fim de ano”, explicou Bruna Dias.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, avalia que a geração de empregos deve continuar em alta nos próximos anos, impulsionada por investimentos públicos e privados.

“No setor florestal e de celulose, o estado se consolidou como um dos principais polos do Brasil, com investimentos bilionários para os próximos anos. Já a indústria deve ser um dos principais motores da geração de empregos, com destaque para as indústrias de transformação e o setor agroindustrial​”, disse.

O secretário também vê crescimento no setor de serviços e comércio. “A expectativa é de continuidade do crescimento, impulsionado pelos setores financeiro, imobiliário e de turismo​. E na agropecuária, há previsão de crescimento em vagas na celulose e biocombustíveis. Estes setores vão continuar em alta e existe potencial para manutenção da geração de novos empregos”, concluiu.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.