COMPARTILHE

Apesar de Mato Grosso do Sul já ter mais de 202 mil famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, outras 100 mil ainda podem ter acesso ao benefício e não o utilizam, segundo a concessionária Energisa.

O programa federal concede desconto de até 65% na fatura de energia elétrica, conforme o consumo mensal da residência. A iniciativa é voltada a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Também têm direito famílias com integrantes que utilizam equipamentos elétricos para tratamento de saúde, desde que a renda total não ultrapasse três salários mínimos.

Além disso, indígenas, quilombolas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) também estão incluídos entre os públicos contemplados.

A Energisa afirma que tem intensificado ações para ampliar o acesso ao programa, como o “Nossa Energia”, projeto que leva uma unidade móvel a cidades do Estado para oferecer palestras, sorteios e a própria inscrição na Tarifa Social.

— A Tarifa Social é um direito do consumidor e pode representar uma economia significativa na conta de luz — afirma Jonas Ortiz, coordenador comercial da Energisa em Mato Grosso do Sul.

Para obter o desconto, é necessário estar com o CadÚnico atualizado no CRAS. A concessionária cruza os dados do Ministério de Minas e Energia com sua base de clientes e realiza o cadastro automático de quem se enquadra. Quem não é titular da conta, mas cumpre os requisitos, deve procurar uma agência da Energisa.

Como funciona o desconto

O valor do abatimento varia de acordo com o consumo mensal:

  • Até 30 kWh/mês: 65% de desconto
  • De 31 a 100 kWh/mês: 40% de desconto
  • De 101 a 220 kWh/mês: 10% de desconto
  • Famílias indígenas ou quilombolas têm desconto de 100% para consumo de até 50 kWh/mês

O atendimento pode ser feito pelo site energisa.com.br, WhatsApp da Gisa (67) 99980-0698, aplicativo Energisa On ou telefone 0800 722 7272.

Programa estadual amplia isenção

Além da tarifa social federal, famílias de baixa renda de Mato Grosso do Sul também podem se beneficiar do programa Energia Social: Conta de Luz Zero, que isenta a cobrança de energia para quem consome até 220 kWh/mês — ou até 530 kWh/mês, no caso de eletrodependentes.

Para participar, é necessário já estar inscrito na Tarifa Social. Mais informações estão disponíveis em energiasocial.ms.gov.br ou pelos telefones (67) 3314-4849 e 3314-4867.

Foto: Reprodução/Assessoria Energisa

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.