quarta-feira, 05/02/2025, 09:59

O início do ano costuma ser um momento de reflexão e planejamento, especialmente para quem busca alcançar estabilidade financeira. Especialistas destacam que, com organização e disciplina, é possível criar hábitos que ajudam a atingir esse objetivo.

A educadora financeira Michelle Maciel orienta que o primeiro passo é entender a própria situação financeira. “Deixe o medo e a preguiça de lado e coloque tudo no papel, absolutamente tudo. Faça uma lista com todos os gastos mensais — inclusive os de lazer, que muitas vezes são ignorados — e compare com o que você ganha. Se a conta não fecha, é sinal de que ajustes precisam ser feitos com urgência”, explica.

Outro ponto fundamental, segundo Michelle, é estabelecer metas financeiras realistas, e evitar metas inalcançáveis, pois a chance de não cumpri-las é maior. “Não faça metas para o ano todo, divida os objetivos por mês ou trimestre. Quando as metas são muito grandes, nossa mente pode ficar sobrecarregada e desmotivada. Trabalhar com prazos menores torna os objetivos mais concretos e motivadores”, orienta.

Michelle também alerta para um dos erros mais comuns: gastar mais do que se ganha. Ela explica que esse é um comportamento perigoso. “O grande problema é que as pessoas não querem lidar com frustração então não fazem o dever de casa de saber quanto custa viver a sua vida. Saiba o porquê quer poupar, o porquê fazer dinheiro sobrar mensalmente tem que ser maior do que o motivo para gastá-lo. Se não tem o “porque” muito claro, não conseguirá economizar”, afirma.

Ela alerta sobre a importância de entender sobre suas prioridades, pois isso influenciará no resultado final. “Sempre digo que não existe investimento ruim, mas sim prioridades diferentes. Quando você entende seus objetivos, consegue tomar decisões financeiras mais assertivas”, conclui.

Michelle utiliza suas redes sociais para orientar as pessoas a gastarem com mais propósito e consciência. Para mais dicas, acompanhe o perfil @misocorre.financas.

  • foto de capa: Freepik

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.