A Prefeitura de Campo Grande deu início nesta semana à temporada de cursos e oficinas gratuitas com foco na economia criativa. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) e faz parte do programa de gestão voltado ao incentivo ao empreendedorismo local e à geração de renda.
As capacitações são voltadas principalmente para jovens e mulheres e visam valorizar talentos e saberes da comunidade. A programação inclui atividades nas áreas de artesanato e gastronomia, com o apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) na parte gastronômica.
A primeira oficina realizada foi a de “Decoração em Flores de Papel”, conduzida pela servidora Jane Arguello. A atividade ocorreu no bairro Arnaldo Estevão Figueiredo e oferece uma opção de qualificação para quem deseja atuar em eventos e festas. “Começamos hoje as nossas capacitações, que são voltados principalmente para jovens e mulheres que buscam uma oportunidade de qualificação para ingressar ou se fortalecer no mercado de trabalho”, disse.
Estão previstos cursos como “Atendimento e Encantamento de Garçons”, “Gestão Operacional de Bares e Restaurantes”, “Batidas e Coquetéis” e “Higiene na Manipulação de Alimentos”, entre outros temas. O objetivo, segundo a Semades, é alinhar a oferta de capacitação com as demandas do mercado de trabalho.
“Buscamos selecionar cursos e capacitações que vêm ao encontro do mercado de trabalho, de áreas onde identificamos que há procura de mão de obra e serviços, tanto no sentido de atender quem precisa do emprego, quanto atender os empregadores. Se temos mão de obra qualificada, ganha o empregado – que poderá ter uma renda melhor e o empregador – que terá funcionários preparados para atender ao público”, afirmou o titular da pasta, Ademar Silva Junior.
As aulas serão presenciais e distribuídas pelas sete regiões urbanas da capital sul-mato-grossense, com foco especial nos corredores comerciais e gastronômicos. As datas e locais das próximas turmas serão divulgadas pelas redes sociais da prefeitura.
- Foto de capa: prefeitura de CG