Mais de 180 mil alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul voltam às aulas nesta segunda-feira (9) em 352 escolas distribuídas por todos os municípios do Estado. O início do ano letivo ocorre após uma semana de Jornada Formativa com professores e equipes gestoras e é marcado pela entrega de novas unidades e obras de reestruturação na rede.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), a preparação para o retorno dos estudantes foi realizada entre os dias 3 e 6 de fevereiro, período em que docentes, coordenadores pedagógicos e gestores participaram de encontros voltados ao planejamento pedagógico, alinhamento das ações educacionais e organização do acolhimento dos alunos.
A expectativa da pasta é que as escolas recebam os estudantes em ambientes organizados e seguros. Para o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, o início das aulas consolida o trabalho realizado no período de formação. “O retorno representa a concretização do planejamento feito durante a Jornada Formativa. É um momento de acolhimento, de retomada da rotina escolar e de reafirmação do compromisso com a aprendizagem e a qualidade do ensino público”, afirmou.
Neste ano, a Rede Estadual amplia sua estrutura com a abertura de três novas escolas, localizadas em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã. Com isso, o total de unidades chega a 352.
Na capital, foi implantada a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, no Jardim Noroeste, com oferta do ensino fundamental (anos finais), ensino médio, educação profissional e EJA no período noturno.
Em Ribas do Rio Pardo, a nova unidade é a Escola Estadual Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva, que atende do ensino fundamental ao médio, além da educação profissional.
Já em Ponta Porã, a Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira passa a funcionar com turmas dos anos finais do fundamental, ensino médio e cursos profissionalizantes.
Além das novas unidades, a SED afirma manter um cronograma contínuo de reformas e adequações físicas, com média de uma obra concluída a cada seis dias, voltadas à melhoria da infraestrutura, acessibilidade e segurança das escolas.
Para estudantes que ainda não garantiram vaga, a secretaria mantém aberto durante todo o ano o processo de “autodesignação”, que permite a matrícula conforme a disponibilidade de vagas nas unidades da rede. O procedimento é feito pelo sistema da Central de Matrículas da SED.
Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800-647-0028 ou (67) 3314-1212. Em Campo Grande, o atendimento presencial ocorre na Central de Matrículas, na rua Joaquim Murtinho, 2612, no bairro Itanhangá Park, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Nas demais cidades, o serviço é oferecido diretamente nas escolas estaduais.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul




















