COMPARTILHE

O Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado em 29 de janeiro, com uma programação especial que combina diversão e conscientização sobre sustentabilidade. De terça-feira (28) a sábado (1º), visitantes de todas as idades poderão participar de atividades lúdicas, pedagógicas e interativas que reforçam a importância da preservação ambiental.

O evento inclui contação de histórias, brincadeiras educativas e oficinas de artesanato, além dos tradicionais atrativos do circuito de aquários, que abrigam espécies emblemáticas como a sucuri-verde Gaby Amarantos e os axolotes. As atividades também acontecem no Museu Interativo da Biodiversidade (MIbio) e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Segundo Thuany Valadares Rezende, bióloga do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o objetivo é promover reflexões sobre temas socioambientais de forma acessível. “O NEA busca abordar temas ambientais e problemas socioambientais de forma a instigar reflexões e promover o diálogo com os visitantes. No caso das crianças, utilizamos uma abordagem lúdica para facilitar essa interação”, afirmou.

Para a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, o evento é uma oportunidade de reforçar o compromisso com práticas sustentáveis. “A Semana de Educação Ambiental no Bioparque Pantanal é um momento especial para reforçarmos o nosso compromisso com a preservação e o cuidado com a natureza. Nosso objetivo é conscientizar, inspirar e envolver visitantes em práticas sustentáveis, promovendo uma conexão mais profunda com a biodiversidade pantaneira. Acreditamos que a educação ambiental é a base para construirmos um futuro mais responsável e equilibrado para as próximas gerações”.

Programação completa

Terça-feira (28)

  • Horário: 10h e 15h
  • Atividade: Contação de histórias “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai” com abordagem lúdica e interativa.
  • Local: Hall inferior

Quarta-feira (29)

  • Horário: 10h e 15h
  • Atividade: Oficina de arte com folhas, utilizando texturas para explorar a biodiversidade a partir da coleta de folhas do Parque das Nações Indígenas.
  • Local: Espaço NEA (saída do tanque Neotrópico)

Quinta-feira (30)

  • Horário: 10h e 15h
  • Atividade: Contação de histórias “De quem era o bercinho do camalote do Rio Paraguai”, destacando a biodiversidade pantaneira.
  • Local: Hall inferior

Sexta-feira (31)

  • Horário: 10h e 15h
  • Atividade: “Teia da vida”, dinâmica que promove a reflexão sobre a conexão entre os participantes e a natureza.
  • Local: Em frente ao tanque “Lagoa Misteriosa”

Como participar

Os interessados devem agendar a visita pelo site oficial do Bioparque Pantanal. Mais informações estão disponíveis no portal do governo do estado.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.