COMPARTILHE

O analfabetismo entre pessoas negras no Brasil apresentou queda consistente ao longo da última década, com avanços mais expressivos entre os idosos. Dados do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) entre 2012 e 2023, mostram que a taxa entre pessoas negras com 60 anos ou mais caiu de 36% para 22,1% no período.

Entre idosos brancos, o índice também recuou de 15,4% para 8,7%, mas a melhora foi proporcionalmente maior na população negra. A redução de 20,6 pontos percentuais entre pessoas negras idosas indica um avanço mais acelerado nessa parcela da população.

Para o membro do conselho deliberativo do Cedra, Marcelo Tragtenberg, embora as desigualdades ainda persistam, o avanço observado é significativo. Ele afirma que o analfabetismo entre pessoas negras idosas causa impacto relevante na vida dessa população e avalia que ainda não é possível saber se a melhora ocorre por motivo geracional, por maior escolarização entre os novos idosos ou pelo processo de urbanização. “Houve melhora, mas não sabemos se é por motivo geracional, se os novos idosos estão mais escolarizados ou pelo processo de urbanização. Para isso, seria importante uma busca ativa para matrículas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e até uma política de incentivos, como o programa Pé de Meia, mas voltada para a população mais velha que não chegou aos níveis básicos de escolaridade”, disse Tragtenberg.

O avanço também aparece entre jovens. A taxa de analfabetismo entre jovens negros passou de 2,4% em 2012 para 0,9% em 2023. Entre jovens brancos, o índice caiu de 1,1% para 0,6%. A diferença entre os dois grupos, que era de 1,3 ponto percentual, reduziu para 0,3 p.p., com melhora mais acentuada entre os negros.

Entre pessoas de 25 a 29 anos, os percentuais também diminuíram: de 1,3% para homens brancos, 2,8% para homens negros, 0,7% para mulheres brancas e 1,3% para mulheres negras ao longo do período analisado.

No grupo de 30 a 39 anos, a taxa de analfabetismo entre pessoas negras caiu de 7% para 2,2% entre 2012 e 2023. Entre pessoas brancas, passou de 2,5% para 1,1%. O estudo destaca que, apesar da desigualdade ainda presente, a queda entre a população negra foi mais intensa.

A pesquisa também mostra redução entre mulheres negras acima de 15 anos, de 10,8% para 6,6%, e entre mulheres brancas, de 5,1% para 3,3%. Entre homens negros, o índice passou de 11,5% para 7,4%; entre homens brancos, de 4,8% para 3,4%.

Para o Cedra, os dados revelam avanços importantes no combate ao analfabetismo entre pessoas negras, sobretudo nas faixas etárias mais velhas, ainda que as desigualdades permaneçam como desafio.

Com foto e informações: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.