Candidatos podem consultar o resultado na Página do Participante; prazo para recorrer vai até sexta-feira (16)
Os estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar o resultado do pedido na Página do Participante, mediante login com conta no Gov.br. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O órgão também liberou a resposta às justificativas de ausência na edição anterior do exame. Participantes que faltaram às provas de 2024, mas desejam nova isenção neste ano, devem ter a justificativa aprovada para manter o benefício.
Segundo o Inep, a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição automática no Enem 2025. Todos os interessados, isentos ou não, deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, exclusivamente pela internet. O edital com todas as regras da edição ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Candidatos que tiveram o pedido de isenção ou a justificativa de ausência reprovados podem recorrer da decisão até as 23h59 da próxima sexta-feira (16), por meio da mesma Página do Participante.
Para o recurso da isenção, o candidato precisa apresentar documentação comprobatória conforme previsto no anexo I do edital. Têm direito ao benefício estudantes que:
- estejam matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública;
- tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
- estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;
- sejam beneficiários do programa federal Pé-de-Meia.
Entre os documentos exigidos estão declaração ou histórico escolar do ensino médio com assinatura da escola. As declarações devem estar datadas e assinadas, e todos os arquivos enviados devem conter o nome completo do participante. Só serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.
Documentos autodeclaratórios, inclusive emitidos por pais ou responsáveis, não serão aceitos. Declarações falsas poderão levar à eliminação do exame e ao ressarcimento dos custos à União, além da possibilidade de responsabilização criminal.
No caso de recurso referente à justificativa de ausência, é necessário apresentar nova documentação que comprove o motivo da falta nas provas do Enem 2024.
O Inep informou que o resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido em definitivo deverão pagar a taxa de inscrição, cujo valor será definido no edital oficial do Enem 2025.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil