O Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (9) as datas de inscrição e aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro.
As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame. O valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento ainda não foram divulgados e devem constar no edital oficial, que será publicado nos próximos dias. O prazo para solicitar a isenção da taxa terminou no último dia 2 de maio.
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no país. As notas podem ser usadas em programas federais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Instituições públicas e privadas adotam o exame como critério total ou parcial em seus processos seletivos.
Além disso, os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados por universidades estrangeiras que têm convênio com o Inep. Nesses casos, os estudantes brasileiros podem concorrer a vagas no ensino superior em Portugal com base nas notas obtidas no exame.