COMPARTILHE

Alunos que estão no último ano do ensino médio técnico integrado, em instituições federais, têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). O pedido deve ser feito até esta sexta-feira (25), por meio da Página do Participante, de acordo com o edital publicado pelo Inep.

Têm direito à gratuidade os estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025 nos institutos federais, nos Centros Federais de Educação Tecnológica, no Colégio Pedro II e em escolas técnicas de universidades públicas, que oferecem formação técnica integrada à educação básica. A isenção também se estende a outros perfis socioeconômicos, como alunos de escola pública e beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Segundo o Ministério da Educação, o resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 12 de maio. A etapa de recursos poderá ser feita entre os dias 12 e 16 de maio, e a resposta definitiva será publicada no dia 22 do mesmo mês.

Mesmo que o pedido de isenção seja aceito, o estudante ainda precisará se inscrever no Enem dentro do período que será divulgado posteriormente. A isenção da taxa vale apenas para a inscrição gratuita no exame, que é requisito para participação em programas como Sisu, Prouni e Fies.

Participantes do programa Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação para estimular a permanência de jovens no ensino médio, também estão incluídos na política de isenção.

Já os candidatos que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 e desejam tentar a gratuidade novamente devem justificar a ausência no mesmo prazo da solicitação de isenção. A justificativa também deve ser enviada pela Página do Participante.

Foto: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.