COMPARTILHE

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já podem acessar a correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta sexta-feira (14), a visualização individual da folha de redação na Página do Participante.

Para acessar o material, os candidatos devem inserir o CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br. O espelho da redação tem caráter exclusivamente pedagógico e permite que os participantes compreendam os critérios de avaliação. O objetivo é auxiliar na identificação de pontos fortes e aspectos que precisam ser aprimorados em futuras provas. Em 2024, o tema da redação do Enem foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Cada redação foi avaliada por dois corretores, que atribuem notas de até 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota final é calculada a partir da média aritmética das pontuações concedidas pelos avaliadores. Caso haja grande discrepância entre as notas, o texto passa por novas avaliações até que se chegue a um consenso.

O Inep reforça que o processo de correção segue critérios estabelecidos pelo edital do exame e é supervisionado em todas as etapas.

Os chamados treineiros — estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que prestaram o exame para testar conhecimentos — também podem acessar os espelhos da redação. Segundo o Ministério da Educação, eles representaram 19,4% do total de 4,3 milhões de inscritos na edição de 2024.

Candidatos que tiveram a redação anulada não poderão visualizar a correção. Entre os motivos para anulação estão o uso de linguagem inadequada, fuga total ao tema, identificação no espaço destinado ao texto e uso de idioma estrangeiro.

Para aqueles que desejam mais detalhes sobre os critérios de avaliação, o Inep disponibilizou uma cartilha explicativa no portal do exame.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.