COMPARTILHE

Exame substitui o Enade na avaliação de cursos de medicina e será obrigatório para formandos a partir de 2025

Termina às 23h59 desta quarta-feira (30) o prazo de inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Enamed, plataforma mantida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O exame passa a substituir, a partir deste ano, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) na avaliação dos cursos de medicina no Brasil. A participação é obrigatória para todos os estudantes concluintes de medicina e condição indispensável para a colação de grau.

O Ministério da Educação (MEC) conduz a iniciativa por meio do Inep, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O objetivo é fortalecer o processo de avaliação da formação médica no país, a partir de critérios nacionais unificados.

O prazo final também vale para solicitações de atendimento especializado e de uso do nome social, destinado a estudantes trans. O resultado dessas solicitações será divulgado em 11 de agosto.

Quem deve participar

Devem se inscrever os estudantes concluintes do curso de medicina, desde que já tenham sido previamente cadastrados no Enade 2025 pelos coordenadores dos cursos nas instituições de ensino superior.

Para médicos já graduados, a participação é opcional e restrita aos que desejam concorrer a vagas de residência médica via Exame Nacional de Residência (Enare).

Cronograma e conteúdo da prova

As provas do Enamed 2025 serão aplicadas no dia 19 de outubro. O exame será composto por 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental.

Os concluintes também deverão responder a um questionário obrigatório, disponível de 18 de agosto a 18 de outubro.

Segundo o edital, o conteúdo será baseado nas diretrizes curriculares nacionais e nos parâmetros de avaliação do antigo Enade, com foco nas competências exigidas para o exercício da medicina no Brasil.

Para quem deseja seguir carreira na residência médica, o Enamed servirá como pré-requisito de acesso ao Enare (Exame Nacional de Residência). A edição de 2025 terá 11.388 vagas em programas de residência médica, multiprofissional e em áreas da saúde, distribuídas em 237 instituições do país.

O número representa um aumento de 28% em relação à edição anterior do exame.

Com informações e imagem Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.