Termina nesta terça-feira (29) o prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), até o fim do dia para realizar a inscrição.
As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nas etapas regulares de seleção. O resultado da ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 6 de maio, com chamada única e formação de lista de espera. Os candidatos pré-selecionados deverão comparecer à instituição de ensino superior entre os dias 7 e 8 de maio, dentro do horário de atendimento, para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição — como renda familiar e condição de deficiência, quando for o caso.
O Fies oferece financiamento a estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para se inscrever, o candidato precisa ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. Também é necessário não ter feito o exame como treineiro.
Outros critérios exigem que o estudante tenha frequência mínima no curso pretendido e renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025). Para os candidatos ao Fies Social, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 758).
Conforme o edital, metade das vagas remanescentes será destinada ao Fies Social. Os candidatos nessa modalidade são identificados automaticamente com base nos dados do CadÚnico, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Os selecionados poderão financiar até 100% dos encargos educacionais.
Há ainda vagas reservadas para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, em proporção à população da unidade federativa onde está localizada a instituição.
Documentação
A comissão da faculdade poderá solicitar documentação complementar caso identifique inconsistências na renda informada. Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico com especificação do tipo e grau da condição, além do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Para este ano, o MEC prevê a oferta de 112 mil vagas por meio do Fies, sendo 67.301 destinadas ao primeiro semestre. As demais estarão disponíveis no segundo semestre, incluindo aquelas não preenchidas após o encerramento das chamadas das vagas remanescentes.
Com informações e imagem da Agência Brasil