O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) a lista de espera das vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referente ao primeiro semestre de 2025. Os candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio.
Devem acompanhar as convocações os estudantes que se inscreveram para cursos de graduação em instituições privadas e que já estão matriculados no curso, turno e local para os quais se inscreveram. O acompanhamento deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login e senha da conta Gov.br.
A lista de espera é composta por candidatos que não foram selecionados na chamada única do processo seletivo.
O Fies oferece financiamento para cursos em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e têm avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Se for convocado, o estudante tem dois dias úteis, contados a partir da data da chamada, para apresentar à instituição de ensino a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição. O envio pode ser feito de forma presencial ou digital, conforme as regras da CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) de cada faculdade.
Entre os documentos exigidos está a comprovação da renda familiar mensal bruta per capita. Para o Fies regular, o limite é de até três salários mínimos — R$ 4.554, em 2025. No caso do Fies Social, a exigência é de renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 758) e inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal).
Depois de validada a inscrição pela CPSA, o candidato tem até dez dias — contados a partir do terceiro dia útil após a validação — para formalizar o contrato junto ao agente financeiro do programa.
Todas as etapas estão descritas no edital do processo seletivo das vagas remanescentes do Fies.
- Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Wilson Dias/Agência Brasil


















