COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul foi contemplado com a classificação “ouro” do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em evento realizado nesta segunda-feira (10) em Brasília. O selo, instituído pelo Decreto Presidencial nº 12.191/2024, integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca reconhecer iniciativas exitosas na educação infantil.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, representou o governador Eduardo Riedel na cerimônia, que contou com a presença de gestores estaduais e municipais, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

“Essa homenagem é reflexo do nosso compromisso efetivo com a alfabetização. Receber essa premiação é o reconhecimento do trabalho das nossas escolas. Parabéns aos envolvidos nessa conquista”, disse Daher.

Dos 27 estados e mais de 4,6 mil municípios inscritos, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios conquistaram o selo “ouro”. Outros nove estados e 1.062 municípios ficaram com o selo “prata”, enquanto três estados e 533 municípios receberam o selo “bronze”. O resultado final foi divulgado em dezembro de 2024.

Em Mato Grosso do Sul, 38 municípios alcançaram o selo “ouro”, 20 receberam o “prata” e três o “bronze”. Além do estado, também receberam o selo “ouro”: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

Criado em junho de 2023, o CNCA é uma parceria entre a União, estados e municípios, com o objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). A meta nacional é que, até 2030, pelo menos 80% das crianças sejam alfabetizadas.

As secretarias de Educação dos estados e municípios interessados em obter o selo precisaram atender pré-requisitos e apresentar documentos comprobatórios das ações realizadas. A entrega da premiação será anual e, em 2025, o Ministério da Educação fará uma nova seleção com base nos resultados do ano letivo de 2024.

Foto: Divulgação Governo do MS

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.