É com muita alegria que chego ao Portal de Notícias TOTAL NEWS MS como nova colunista na área de educação. Sou professora Miriam Abreu – de coração e de formação – apaixonada por tudo que diz respeito ao ensinar e aprender, pois sempre afirmo que “o conhecimento nos liberta de muitas marras”. É certo que quanto mais conhecemos, mais nos angustiamos uma vez que passamos a ver e a perceber o que muitos não veem e nem percebem. Uma coisa é certa e esta é afirmada desde os tempos bíblicos: a falta de conhecimento pode destruir uma família, um povo, uma nação, pois o poder estará sempre nas mãos daqueles de detêm o conhecimento. A riqueza de um povo é medida pelo seu conhecimento, pela sua educação e por seus princípios e valores.
Quando falo em educação não me refiro apenas ao campo escolar. Educação para mim é tudo aquilo que nos molda tornando-nos quem somos e como enxergamos o mundo. E esta educação deve ser iniciada em nosso primeiro grupo social do qual fazemos parte, a nossa família. Vindo após a escola e tantos outros grupos sociais dos quais fazemos parte. O que somos, como agimos, pensamos e enxergamos o mundo é um reflexo da nossa educação familiar e, posteriormente, escolar.
Gosto de pensar que o ato de educar tem se tornado cada vez mais um ato de esperança diante de tantos desafios que se tem apresentado à nossa sociedade. É acreditar que o conhecimento pode transformar realidades, abrir caminhos e aproximar pessoas. A educação sempre foi e continuará sendo a base de uma sociedade mais justa e consciente e, nesse processo cada um de nós tem um papel a exercer – seja ensinando, aprendendo ou inspirando pessoas.
A minha trajetória foi construída entre salas de aula, gestão pedagógica, orientação educacional e muitas, mas muitas vivências no campo educacional. Sou aquela garota tímida, nascida e criada na zona rural até os meus 11 anos de idade, onde estudou numa escola multisseriada com uma professora exigente e extremamente comprometida com o aprendizado de seus alunos. Esta mesma garota vem para Campo Grande cursar a 5ª série (na época). Foi aluna de escola pública com exceção do 1º ano do Segundo Grau (na época) e a faculdade, pois o curso de Pedagogia que existia na UFMS não era de seu interesse.
Destaco aqui que a minha educação familiar, os habitus familiares e a educação recebida na escola rural foram a minha base para uma trajetória escolar bem-sucedida, pois durante minha caminhada jamais fiquei em recuperação ou reprovei um ano escolar. E pasmem, por dois anos morei somente com meus irmãos mais velhos aqui em Campo Grande/MS para estudar. Aquela garota tímida, improvável, venceu graças a Deus, à sua base familiar e escolar nos anos iniciais.
Ao longo dos anos tive o privilégio de acompanhar de perto os desafios e as transformações por que passa a nossa educação brasileira. E são essas vivências e conhecimentos adquiridos em minha trajetória pessoal, familiar e profissional que pretendo compartilhar com você nesta coluna educacional.
Neste espaço quero conversar sobre os temas que movem a escola e a sociedade, tais como: o papel da escola e seus desafios, o papel da família e seus desafios, o papel do professor e seus desafios, a formação dos estudantes, as novas tecnologias e seus impactos na aprendizagem, o papel dos gestores públicos e os caminhos para um ensino mais humano e significativo. Claro que durante o processo outros temas poderão ser abordados. Afinal, falar sobre educação é falar sobre gente – e é por meio dela que construímos uma sociedade melhor.












