Estudantes do ensino médio e professores de língua inglesa da rede estadual de Mato Grosso do Sul passaram a ter acesso, neste semestre, ao MS Speaks, plataforma digital voltada para o aprendizado do idioma. A ferramenta reúne recursos pedagógicos, inteligência artificial e aulas ao vivo com docentes nativos.
O acesso é gratuito e pode ser feito em qualquer dispositivo conectado à internet. Cada estudante e professor recebeu, por e-mail institucional, uma chave para criar perfil e iniciar o curso. A estimativa é de que cerca de 83 mil alunos e mais de mil docentes sejam beneficiados.
“Se trata de uma grande novidade, um investimento novo do Governo de Mato Grosso do Sul. A partir de agora, todos os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino passam a contar com uma plataforma para aprender melhor esse idioma que é tão importante. Uma ação que vai beneficiar cerca de 83 mil estudantes. Além disso, mais de mil professores também vão poder fazer o curso”, afirmou o secretário de Educação, Hélio Daher.
Os conteúdos vão do nível iniciante ao proficiente, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), e incluem módulos temáticos, como inglês para negócios, técnico e para viagens. Para os professores, há ainda diferenciais, como aulas ilimitadas com nativos disponíveis 24 horas, práticas de conversação com inteligência artificial e cursos de autoestudo em outros idiomas, como alemão, francês, espanhol e sueco.
A Secretaria de Educação promoveu encontros formativos e produziu um guia orientativo para gestores e coordenadores, com o objetivo de apoiar a implementação da plataforma.
Parceria do governo estadual com a EF Education, referência internacional em soluções educacionais, o MS Speaks já é usado em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.
“Com essa nova plataforma online, queremos ampliar o conhecimento da nossa juventude e prepará-los para o mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente. Nosso objetivo é garantir mais oportunidades, mais espaço e um futuro melhor em um Estado que cresce a cada dia”, disse o governador Eduardo Riedel.
Foto: Ricardo Agra/SED