Os candidatos pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 têm até esta sexta-feira (11) para entregar os documentos exigidos às instituições de ensino superior privadas em que foram selecionados. O prazo é o mesmo para comprovar todas as informações prestadas no momento da inscrição.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a entrega pode ser presencial ou on-line, a critério da faculdade. Todo o processo é gratuito e as informações oficiais estão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e nas redes sociais do MEC.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277). Para bolsas parciais, a renda pode ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554). Além da renda, o estudante não pode ter diploma de nível superior.
Entre os documentos exigidos estão os de identificação do candidato e dos integrantes do grupo familiar, comprovantes de residência, rendimento, escolaridade e, quando aplicável, documentos que comprovem condição de pessoa com deficiência ou exercício do magistério na educação básica. A relação completa está no edital do Prouni 2025/1.
Se a documentação for aprovada, o estudante poderá ingressar no curso ainda neste semestre.
Na edição atual, o programa ofereceu 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas de ensino. Destas, 203.539 são bolsas integrais e 134.905 parciais. Ao todo, 1,5 milhão de inscrições foram registradas.
Na primeira chamada, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Na segunda, mais 86.373 candidatos foram convocados. O programa completa 20 anos em 2025, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados desde a criação.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil