Atletas interessados em participar do programa Bolsa Atleta 2026 têm até o dia 6 de fevereiro para realizar a inscrição. O benefício prevê pagamentos mensais durante um ano, com valores que variam entre R$ 410 e R$ 16.629, conforme a categoria do atleta.
Para ter acesso à bolsa, é necessário ter obtido resultados esportivos em competições realizadas em 2025, desde que reconhecidas pelo Ministério do Esporte. As bolsas são destinadas a atletas de cinco categorias: olímpico, paralímpico ou surdolímpico; internacional; nacional; de base; e estudantil.
De acordo com o ministério, atletas olímpicos que se preparam para os Jogos de Los Angeles, em 2028, precisam atender a critérios específicos. “Para atletas olímpicos, por exemplo, que se preparam para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028, o critério para o recebimento da bolsa é ter integrado a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de verão em Paris 2024, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de Inverno em Beijing 2022, Jogos Surdolímpicos de verão em Tóquio 2025 ou Jogos Surdolímpicos de inverno em Erzurum 2022”, detalhou o ministério.
As inscrições são feitas exclusivamente de forma online, por meio do portal Gov.br, com envio do formulário e da documentação comprobatória diretamente no Sistema Bolsa Atleta. Em 2025, o programa registrou recorde de beneficiários, com 9.207 atletas contemplados, número superior aos 8.739 registrados no ano anterior.
*Informações e imagem: Agência Brasil




















