O Parque das Nações Indígenas, recebe no próximo sábado (7) a segunda edição do Festival Paralímpico 2024. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Governo do Estado, ocorrerá das 8h às 12h e terá inscrições gratuitas.
A iniciativa tem como objetivo divulgar as modalidades paralímpicas e incentivar a inclusão social por meio do esporte. Durante o festival, crianças com deficiência terão a oportunidade de experimentar três esportes adaptados como voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas. As atividades serão realizadas em sistema de rodízio, com 30 minutos destinados a cada modalidade.
Organizado em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento busca promover a integração entre os públicos e ampliando a visibilidade do esporte paralímpico.
Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e responsável pelo festival, destaca que o objetivo principal é apresentar o universo esportivo adaptado a crianças que ainda não tiveram contato com essas práticas. “No Festival, temos crianças que já praticam o esporte e outras que estão conhecendo o esporte paralímpico pela primeira vez. O evento também promove a interação entre crianças com e sem deficiência, além de aumentar a visibilidade do movimento paralímpico”, afirma.
Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, reforça a importância do festival como porta de entrada para o esporte paralímpico. “O Centro de Referência é um ponto de entrada para esses atletas, juntamente com o Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), nas escolas, permitindo que possamos aperfeiçoá-los e prepará-los para disputar as principais competições”.
Serviço:
- Data: Sábado (7)
- Horário: 8h às 12h
- Local: Parque das Nações Indígenas, entrada pela rua Ivan Fernandes Pereira, s/n, Campo Grande (MS)
- Inscrições: Gratuitas, pelo link forms.gle/mSLrfYPm8TSmxuKs6
Foto: Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura – SETESC