Após uma semana de treinos intensivos, Mato Grosso do Sul concluiu no domingo (13) a formação das seleções escolares que irão representar o estado na etapa nacional dos Jogos da Juventude, competição organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e voltada para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. O evento será realizado entre os dias 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF).
As equipes sul-mato-grossenses foram definidas com base no desempenho de atletas durante a Semana Intensiva de Treinamento, que reuniu jovens de diferentes municípios do estado. Os técnicos campeões da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude, realizados neste ano, assumem a liderança das seleções nas modalidades de voleibol, basquetebol, handebol e futsal, tanto no masculino quanto no feminino.
Segundo a diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, Karina Quaini, o período de preparação foi decisivo para ajustar os times. “Foi um momento de preparação técnica, vivência esportiva e integração entre os estudantes que vêm de diferentes municípios e realidades. Durante a semana, os técnicos tiveram a oportunidade de observar e conhecer melhor os atletas convocados, o que é essencial para a formação da seleção principal que representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional”, afirmou.
Coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a delegação de Mato Grosso do Sul embarca para a capital federal com o objetivo de buscar visibilidade no cenário esportivo nacional escolar.
Os Jogos da Juventude são considerados uma das principais portas de entrada para o alto rendimento no esporte brasileiro. Já participaram da competição nomes como Sarah Menezes e Mayra Aguiar, do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; os atletas do atletismo Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos; os basquetebolistas Raulzinho e Tainá Paixão; a nadadora Etiene Medeiros e os jogadores de handebol Haniel Langaro e Tamires Morena.
A relação completa dos atletas convocados está disponível no site da Fundesporte.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul