COMPARTILHE

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2), a APAE de Campo Grande realizará atividades voltadas para alunos, usuários e familiares. A programação inclui ações lúdicas, palestras e rodas de conversa no Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE) e no Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica (CER/APAE), com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão.

A diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, ressalta que a iniciativa busca conscientizar sobre a importância dos direitos das pessoas autistas.

“A equipe do CEDEG/APAE realizará algumas atividades para os alunos e suas famílias. Serão oferecidas atividades lúdicas para os nossos alunos, em parceria com o Corpo de Bombeiros, e uma roda de conversa com as famílias, realizada pelo advogado Dr. Flávio, permitindo a participação de todos nesta data. A partir dessas atividades, buscaremos chamar a atenção para o tema, conscientizar a população sobre a importância dos direitos igualitários para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, e reforçar a necessidade de respeito e garantia de uma vida de qualidade”, afirma.

A programação no CEDEG/APAE, localizado na Avenida Joana D’Arc, 1450 – Bairro Santa Branca, terá início às 9h com uma visita do Corpo de Bombeiros e atividades de tirolesa e interação com personagens para as crianças no período matutino. Às 14h, as mesmas atividades serão realizadas para o turno vespertino, além de uma roda de conversa para as famílias conduzida pelo advogado Flávio.

Já no CER/APAE, as atividades têm foco na ampliação do conhecimento sobre o TEA e no combate a estigmas. O coordenador técnico da unidade, Leonardo Moreira Leal, destaca que a ação é essencial para garantir mais compreensão e aceitação do autismo.

“As atividades programadas para este dia são extremamente importantes, pois oferecem um espaço de aprendizado, troca de experiências e reflexão. Por meio de palestras, buscamos informar sobre o TEA, desmistificar preconceitos e promover um ambiente de acolhimento e respeito. É uma oportunidade para que pais, educadores e profissionais de saúde se unam em torno de um objetivo comum: garantir que cada pessoa com autismo seja valorizada por suas singularidades e potencialidades”, explica Leonardo.

No CER/APAE, na Rua Carlinda Tognini, 221 – Vila Progresso, a programação continua na quinta-feira (3), às 10h, com a palestra do psicólogo Pedro Alfaia sobre “O olhar sobre o TEA: percepções, desenvolvimento e manejo. Como será o caminhar?”.

A APAE de Campo Grande convida a comunidade a participar das atividades e reforçar a importância da inclusão e valorização das pessoas com autismo.

Com informações e imagem da APAE – Campo Grande

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.