COMPARTILHE

O Ministério da Previdência Social publicou, nesta sexta-feira (17), uma portaria que suspende, por seis meses, o bloqueio de pagamentos de aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida. A medida é válida a partir de 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada pelo mesmo período.

A prova de vida é um procedimento utilizado para confirmar que o beneficiário está vivo e, assim, assegurar a continuidade do pagamento. Desde 2023, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) assumiu a responsabilidade de comprovar a vida dos beneficiários, dispensando aposentados e pensionistas de realizar o procedimento presencialmente nas agências.

O órgão informou que a comprovação é feita por meio do cruzamento de informações em bases de dados governamentais. Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, parcerias estão sendo ampliadas para garantir a eficiência do sistema.

De acordo com o instituto, o método tem se mostrado eficaz. Em 2024, de 36,9 milhões de beneficiários que precisavam comprovar vida, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados automaticamente até 23 de dezembro.

Golpes

O INSS alertou para tentativas de golpe envolvendo o procedimento. Segundo a instituição, servidores não realizam visitas domiciliares ou enviam mensagens por celular para confirmar a prova de vida. Beneficiários devem desconfiar de contatos que solicitem dados pessoais, que podem ser usados por criminosos para contrair empréstimos ou cometer outras fraudes.

A portaria busca garantir tranquilidade aos aposentados e pensionistas, reforçando que a obrigação de comprovar a vida é do órgão.

  • Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.