A Associação Juliano Varela realiza, nesta quarta-feira (2), uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento será na Unidade II da instituição, localizada na Rua Marquês de Pombal, nº 2.220, no bairro Tiradentes, e contará com caminhada, oficinas e exposição de pinturas.
A programação terá início às 8h, com a presença da presidente da entidade, Maria Lúcia Nogueira Fernandes, a Malu, além de alunos, familiares e autoridades. Às 8h30, uma caminhada marcará a abertura das atividades. Durante o evento, serão promovidas oficinas, brinquedos e exposições de telas pintadas por pessoas atendidas pela associação.
Fundada em 1994, a Associação Juliano Varela surgiu a partir da experiência pessoal de Maria Lúcia, mãe de Juliano Varela, que nasceu com Síndrome de Down. Inicialmente voltada ao atendimento de pessoas com essa condição, a entidade expandiu sua atuação ao longo dos anos e hoje é referência no atendimento a mais de mil pessoas com deficiências intelectuais, como autismo e microcefalia.
Além de terapias e escolarização, a instituição oferece capacitação profissional e atividades complementares, como aulas de capoeira, futsal, natação, psicomotricidade, música e dança. O trabalho desenvolvido contempla assistência social, educação e saúde, acompanhando os atendidos ao longo de toda a vida.
Instituído pela ONU em 2007, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem o objetivo de informar e reduzir o preconceito em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data busca ampliar a compreensão sobre o tema e promover a inclusão das pessoas com autismo na sociedade.
Foto: Divulgação Associação Juliano Varela