COMPARTILHE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na última quarta-feira (18), a Lei 15.046/2024, que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos. A medida busca facilitar a localização de tutores de animais abandonados, reforçar o controle de zoonoses, combater maus-tratos e oferecer maior segurança em transações de compra e venda de pets.

A nova ferramenta, de responsabilidade da União, reunirá informações sobre cães e gatos em todo o território nacional. O cadastro incluirá dados dos tutores, como CPF, identidade e endereço, além de informações detalhadas dos animais, como raça, idade, vacinas aplicadas e histórico de doenças.

O cadastro também possibilitará a emissão de uma carteira de identidade nacional para os animais, com um número único e intransferível, foto e QR Code, que poderá ser impresso e fixado na coleira. Segundo o governo, o sistema está em fase final de testes, será gratuito e estará disponível a partir de janeiro de 2025.

Os municípios e o Distrito Federal serão responsáveis pelo cadastramento inicial dos animais, enquanto estados e a União centralizarão e fiscalizarão os dados. O acesso ao cadastro será público e poderá ser feito online.

Embora a lei não torne obrigatória a utilização de microchips em animais, o dispositivo, que armazena informações sobre o pet e seu tutor, poderá ser incluído no cadastro para quem já o possui. Segundo especialistas, o microchip, que custa cerca de R$300, não funciona como rastreador, mas como um identificador.

Registro Gratuito

Algumas fake news surgiram sobre a criação de um imposto sobre animais domésticos, entretanto o governo reforçou que a lei não prevê cobrança de tributos para tutores. O cadastro será padronizado e acessível de forma digital em todo o país.

Para emitir a identidade o tutor deverá acessar sua conta do site https://www.gov.br/pt-br e preencher os dados necessários.

Foto: Freepik

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.