COMPARTILHE

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso do Sul não precisarão mais apresentar laudo médico para obter o desconto de 60% no IPVA, caso sejam menores de 18 anos. A Carteira Digital de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) agora pode ser utilizada como documento válido para garantir o benefício.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 16.562/2025, publicado em fevereiro pelo Governo do Estado. Desde o lançamento da Ciptea, em abril de 2024, a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) já emitiu 2.034 carteiras.

Além de facilitar o acesso ao desconto, a medida também elimina a necessidade de renovação anual para casos de deficiência permanente. O benefício pode ser concedido a um único veículo registrado no nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, mesmo que o beneficiário não possua carteira de habilitação.

O pedido de desconto pode ser feito sem sair de casa, pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). O contribuinte deve acessar o portal e-Fazenda (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br), entrar no módulo e-SAP e anexar os documentos necessários, como laudo médico ou Ciptea e CRLV do veículo. Não há cobrança de taxa estadual para o processo.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.