A previsão de formação do primeiro ciclone extratropical de 2026 colocou Mato Grosso do Sul em estado de atenção para a ocorrência de chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas a partir do fim de semana. O sistema meteorológico deve se organizar entre sábado (10) e domingo (11), com impacto mais direto nas condições do tempo no Estado.
De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, o ciclone deve dar origem a uma frente fria, elevando o volume de chuvas principalmente entre a noite de sábado e o domingo. Informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) e do NetClima indicam a possibilidade de temporais acompanhados de raios e ventos que podem variar entre 40 km/h e 70 km/h.
Diante do cenário, a Energisa Mato Grosso do Sul informou que ativou seu plano de contingência e mantém equipes mobilizadas em todas as regiões do Estado para atender eventuais ocorrências na rede elétrica. Nesta semana, um temporal que atingiu Campo Grande provocou queda de árvores, alagamentos, danos ao asfalto e deslocamento de solo, com reflexos diretos no fornecimento de energia em alguns pontos da cidade.
O coordenador operacional da concessionária, Marcelo Santana, alertou para os riscos envolvendo eletricidade durante períodos de instabilidade climática. “Um deles é nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Acione imediatamente a Energisa”, orienta. Segundo ele, ventos fortes também podem derrubar árvores ou arremessar objetos contra a rede elétrica. Nesses casos, a recomendação é manter distância e não tentar remover galhos ou estruturas presas aos fios.
Entre as orientações repassadas pela concessionária estão manter distância de janelas, portas metálicas e estruturas que possam conduzir energia; evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede durante tempestades; e desligar o disjuntor geral da residência caso haja sinais de curto-circuito, faíscas ou alagamentos próximos às tomadas.
A Energisa reforça que os clientes podem registrar ocorrências e alertar sobre situações de risco por meio de seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas. O contato pode ser feito pelo aplicativo Energisa On, pelo site da empresa, pelo WhatsApp da assistente virtual Gisa ou pelo call center, no telefone 0800 722 7272.

















