Em evento com o governador Eduardo Riedel, instituição anunciou foco em inteligência artificial e expansão do programa Cidade Empreendedora
Mato Grosso do Sul registrou em 2025 o maior volume de formalizações de pequenos negócios dos últimos cinco anos, com 69 mil novas empresas. O dado foi apresentado nesta segunda-feira (2), durante a 3ª edição do MS Empreende Mais, em Campo Grande. O evento, realizado pelo Sebrae-MS em parceria com o Governo do Estado, apresentou as metas estratégicas para 2026, com foco em inteligência artificial e fortalecimento da gestão nos municípios.
Atualmente, os pequenos negócios representam 89% das empresas ativas no estado, somando mais de 337 mil CNPJs. Para 2026, a meta do Sebrae é ampliar o alcance e realizar o atendimento de até 135 mil empresas.
Ambiente de negócios e tributação
Durante o encontro, o governador Eduardo Riedel (PP) destacou a regulamentação da transação tributária, que substitui a lógica dos antigos “Refis” por um modelo permanente de negociação. A medida, detalhada via decreto, estabelece regras para a resolução de litígios envolvendo créditos tributários (como ICMS e IPVA) e não tributários inscritos em dívida ativa pela PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado).
Pelo novo sistema, as dívidas são classificadas em quatro níveis: recuperáveis, de difícil recuperação ou irrecuperáveis. Essa nota leva em conta o histórico de pagamentos, a idade da dívida e o patrimônio do devedor, definindo o percentual de desconto em juros e multas, além do prazo de parcelamento.

“Aprovamos a lei e regulamentamos por decreto a transação tributária para pequenos negócios. É um instrumento para que o empreendedor em dificuldade busque a Procuradoria-Geral do Estado e viabilize sua regularização, sem depender de janelas de Refis”, afirmou Riedel. Segundo o governo, a estratégia foca na recuperação de crédito e na redução de processos judiciais, permitindo que empresas regularizem sua situação fiscal de forma personalizada ou por adesão.
Tecnologia e municipalismo
O diretor-presidente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, apontou que a principal novidade para o ciclo que se inicia é a integração da Inteligência Artificial na gestão das micro e pequenas empresas por meio do programa “Simplifica AI”.
Outro pilar é a expansão do programa Cidade Empreendedora. Segundo Mendonça, o Sebrae mantém cerca de mil consultores atuando diretamente nas prefeituras para estimular a economia local. “Trabalhamos para que as prefeituras comprem do pequeno negócio local. Quando uma prefeitura contrata uma oficina mecânica da própria cidade, o dinheiro circula na localidade”, explicou.

O governo estadual anunciou que custeará a participação no programa para os oito municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, que não teriam recursos próprios para aderir à iniciativa.
Balanço e Inovação
Os dados de 2025 mostram um avanço na digitalização: mais de 50 mil CNPJs foram atendidos pelo Sebrae Digital e 34 mil receberam orientação porta a porta. No setor produtivo, o destaque foi o acompanhamento de 1.201 produtores rurais em inovação e a assistência a 100 agroindústrias em processo de formalização.
Para 2026, o cronograma inclui:
- Aceleração de Startups: Novo programa de aceleração e agenda de prototipagem em quatro regionais.
- Turismo: Consultoria para melhoria de produtos turísticos em 40 empresas do setor.
- Educação: A previsão é realizar 63 mil atendimentos de educação empreendedora em 178 escolas do estado.
Colaborou: Fernanda Sá – Fotos: Fernanda Sá



















