quarta-feira, 22/01/2025, 06:38

As inscrições para o alistamento militar voluntário feminino começaram nesta quarta-feira (1°). A medida é inédita e marca a ampliação do acesso feminino ao serviço militar inicial nas Forças Armadas, que até então era restrito aos homens. Em Campo Grande serão 99 vagas para o Exército.

Podem se candidatar jovens nascidas em 2007 que completarão 18 anos em 2025. As inscrições podem ser feitas presencialmente nas Juntas de Serviço Militar ou pelo site oficial de alistamento, até o dia 30 de junho.

As candidatas passarão por etapas seletivas que incluem entrevista, testes físicos e exames de saúde. Elas poderão escolher qual Força desejam integrar, conforme aptidões e disponibilidade de vagas na localidade onde residem.

A incorporação está prevista para ocorrer em 2026, com duas datas previstas, do dia 2 a 6 de março, no primeiro semestre, ou de 3 a 7 de agosto, no segundo semestre.

As mulheres que ingressarem no serviço militar serão designadas como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda classe na Aeronáutica. O serviço terá duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação anual por até oito anos.

Durante o período, elas terão direitos como remuneração, auxílio-alimentação, licença maternidade e contagem de tempo para aposentadoria. A formação inclui treinamento físico e cursos de capacitação profissional, oferecidos pelo Projeto Soldado Cidadão.

Ao término do serviço, as participantes receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço, com a obrigatoriedade de apresentação anual por cinco anos, como forma de manter os dados atualizados no banco de reservistas.

Foto: Divulgação Exército Brasileiro

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.