COMPARTILHE

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) o MS Qualifica Digital, plataforma gratuita que integra cursos de capacitação profissional e oportunidades de emprego. A ferramenta usa inteligência artificial para cruzar dados da educação, programas sociais e mercado de trabalho. 

Disponível no site msqualifica.ms.gov.br e no aplicativo MS Digital, a plataforma é acessada com conta gov.br e permite que trabalhadores, empresas e instituições de ensino se conectem de maneira automatizada e personalizada.

Durante o evento de lançamento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o papel da tecnologia como aliada no combate à desocupação. “Eu entendo que é um instrumento quase que natural a tecnificação dessa conexão entre a oportunidade, a vaga e aquele que precisa de trabalho”, afirmou. Segundo ele, a plataforma ajuda a resolver o descompasso entre o número de vagas abertas e a falta de trabalhadores qualificados para preenchê-las.

A ferramenta oferece cursos gratuitos (presenciais e online), cadastro de vagas com integração à Fundação do Trabalho de MS (FUNTRAB) e um perfil inteligente para o candidato, que sugere capacitações e postos de trabalho com base em dados pessoais e profissionais.

O secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Rodrigues explicou que o diferencial está na integração de bancos de dados públicos. “Esse sistema é inovador nacionalmente porque consegue cruzar informações dos beneficiários dos programas sociais com dados da rede estadual de ensino. Isso permite acompanhar desde a entrada no ensino médio até o ingresso no mercado de trabalho, oferecendo uma política pública mais direcionada e eficaz”, afirmou.

Riedel também apontou que o impacto da nova plataforma deve se refletir diretamente nas políticas sociais do estado. “Nós temos diminuído ano a ano o apoio social, porque a pessoa consegue emprego. Para nós, esse é o melhor programa social que existe: emprego, renda, dignidade”, disse. 

O governador reconheceu o desafio da transformação digital também dentro do serviço público e elogiou o trabalho dos servidores que atuam nas 36 Casas do Trabalhador em todo o estado. “Não é só a relação direta da vaga com a oportunidade e com as pessoas. É o acolhimento, é entender a dor daquela pessoa que busca uma chance”, afirmou.

Com taxa de desemprego entre 3% e 4%, o estado já estaria, segundo ele, em uma situação de pleno emprego. “Você não consegue ter todas as pessoas aptas a trabalharem, trabalhando, por várias razões. Veja que tem mais vagas disponíveis do que pessoas. Então a meta agora é manter esse patamar, conectando as demandas com eficiência”, completou.

Segundo projeções do governo, Mato Grosso do Sul deve ter o maior crescimento econômico entre os estados brasileiros em 2025.

  • Colaborou Evelyn Mendonça

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.