COMPARTILHE

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão solicitar auxílio-aluguel por meio do programa Recomeços, do governo de Mato Grosso do Sul. O projeto, criado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), foi enviado à Assembleia Legislativa (Alems) para votação.

A falta de recursos financeiros é um dos motivos que levam as vítimas a evitar a denúncia contra o agressor. O programa tem como objetivo auxiliar mulheres em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres. O benefício terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, se necessário.

O valor do aluguel social será equivalente a um salário mínimo (R$1.518,00), depositado diretamente na conta bancária da beneficiária. Também existe a possibilidade de pagamento de quatro salários mínimos, em parcela única, mediante parecer social. A quantia deve ser utilizada para a compra de móveis e utensílios domésticos.

“O programa Recomeços poderá garantir às mulheres em situação de violência doméstica e familiar a possibilidade de buscar apoio do Poder Público para a sua independência pessoal e financeira”, afirma trecho do texto assinado pelo governador Eduardo Riedel e enviado aos deputados estaduais. O documento foi protocolado na sexta-feira (21).

Além das mulheres vítimas de violência, filhos e dependentes de vítimas de feminicídio também poderão ter acesso ao benefício, desde que tenham menos de 18 anos. Para obter o auxílio, é necessário comprovar situação de vulnerabilidade econômica no requerimento feito pelos representantes legais, que devem apresentar documento de guarda, ainda que temporária.

Autores, coautores e partícipes do feminicídio que resultou na necessidade do benefício estão impedidos de recebê-lo. O auxílio será cancelado se a vítima voltar a conviver com o agressor ou se a medida protetiva for revogada por retratação.

  • Foto de capa: Bruno Rezende/Governo MS

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.