Para debater os principais insights da NRF 2025, maior evento de varejo do mundo realizado em janeiro, em Nova York, a Cruzeiro do Sul e o Grupo Total promoveram, na manhã desta sexta-feira (21), o evento Pós-NRF 2025. O encontro reuniu empresários na churrascaria Nativas Grill, em Campo Grande (MS), para discutir tendências e inovações do setor.
O palestrante foi Dijan de Barros, empreendedor e colunista da Total News, que participou da missão técnica organizada pela Fecomércio/MS e pelo Senac/MS, com apoio do Sebrae/MS. A delegação levou empresários sul-mato-grossenses ao evento internacional, que nesta edição reuniu 40 mil participantes, 1.500 expositores e 470 sessões.
Rodrigo Possari, diretor comercial da Cruzeiro do Sul Transportes, falou sobre a importância da atualização constante no varejo. “O setor está sempre mudando, e o que aprendemos ontem pode estar desatualizado hoje. Esses eventos nos ajudam a acompanhar as transformações”, disse.
Para Miriã Avanci, diretora do Grupo Total, o evento é uma oportunidade de aprendizado e networking. “A NRF traz informações valiosas para o varejo. Com esse workshop, conseguimos entender como aplicar as tendências junto aos nossos clientes e parceiros”, afirmou.

João Carlos Martins, diretor do Grupo Total, ressaltou o impacto da NRF. “O evento traz experiências e tendências que moldam o futuro do varejo. Por isso, organizamos este workshop para compartilhar esse conhecimento com empresários e colaboradores”, disse.
Claudio Alves, sócio-fundador da CNV Indústria de Cosméticos, elogiou a iniciativa. “Discutir o futuro do varejo é essencial. O Dijan trouxe um panorama do que foi apresentado na NRF, permitindo que enxerguemos para onde o mercado está caminhando”, afirmou.
Durante a palestra, Barros abordou temas como inteligência artificial, varejo físico, comunidades, geração Zalfa e WGSN. Ele também discutiu formas de aplicar essas transformações no dia a dia das empresas e destacou a importância da atualização constante no setor.
O palestrante destacou a relevância do evento e a necessidade de adaptação das tendências ao cenário local. “A NRF sempre traz muitas inovações, mas nosso desafio é entender o que realmente faz sentido para a realidade do Mato Grosso do Sul. Nosso papel aqui é filtrar essas informações e traduzi-las para o nosso mercado”, afirmou Dijan de Barros.
A NRF (National Retail Federation’s Big Show) é realizada anualmente nos Estados Unidos e é considerada o principal evento global do varejo.







Fotos: Ana Carolina Santiago