COMPARTILHE

Com a chegada do mês de maio, tem início a campanha Maio Laranja, voltada à prevenção e ao combate do abuso e da exploração sexual infantil. Em Campo Grande, a mobilização será marcada por ações educativas, palestras e uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 7 de maio, às 9h.

A campanha, segundo o vereador Herculano Borges (Republicanos), foi criada inicialmente em 2017 como uma lei estadual, quando ele ainda ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa. Desde então, se espalhou por diversos municípios e estados brasileiros, tornando-se posteriormente uma Lei Federal. 

Vereador Herculano Borges (Republicanos) sobre a campanha do Maio Laranja

A proposta, explica Herculano, é envolver toda a sociedade na proteção da infância, uma responsabilidade compartilhada entre famílias, poder público e cidadãos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É trazer a conscientização da sociedade, da importância da sociedade também se entrar nessa discussão da proteção à infância”.

Durante o mês, ações serão realizadas em escolas, clubes de mães, meios de comunicação e outras instituições, com apoio de órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. “Levamos a conscientização para as crianças e adolescentes, para que saibam seus direitos, saibam denunciar e entendam que ninguém tem o direito de invadir sua intimidade”, afirmou.

O vereador também reforçou a importância da denúncia por meio do Disque 100, canal nacional para comunicação de casos de violação de direitos humanos.

A audiência pública do dia 7 contará com a participação da Rede de Proteção à Infância, incluindo conselhos tutelares, secretarias de segurança, educação e assistência social, além de representantes do legislativo e do executivo municipal. 

Dia 18 de maio, é considerada a data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No Brasil, segundo estimativas, três crianças são abusadas a cada hora, e 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos. Dados também indicam que apenas 7,5% dos casos são denunciados.

Foto de capa: Divulgação Maio Laranja

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.