terça-feira, 14/01/2025, 20:45

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 70,14% na emissão de carteiras de identidade em 2024, segundo dados divulgados pela Polícia Científica do Estado, por meio do Instituto de Identificação. Ao todo, foram expedidas 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) no ano passado, frente a 169.727 emitidas em 2023.

Atualmente, são ofertadas cerca de 750 vagas diárias para a emissão do documento em Campo Grande e 1.300 vagas para os demais municípios. Além disso, o Instituto de Identificação disponibilizou, na última semana, 450 vagas extras na unidade do Pátio Central e realiza atendimentos emergenciais em casos de comprovada necessidade.

O novo modelo de carteira de identidade adota o CPF como número único de registro, inclui informações como tipo sanguíneo e doenças pré-existentes e conta com um QR Code para validação eletrônica de autenticidade. O documento também utiliza o código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo presente em passaportes, reduzindo os riscos de fraudes.

A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. A validade do documento varia conforme a faixa etária, cinco anos para pessoas de 0 a 12 anos; dez anos para aquelas entre 12 e 60 anos; e validade indeterminada para maiores de 60 anos. A gratuidade para a emissão da primeira via está garantida até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.

Agendamento e documentos necessários

Os interessados podem agendar a emissão pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br. É obrigatório apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou casamento. Também podem ser incluídos documentos opcionais, como título de eleitor, tipagem sanguínea e NIS/PIS/Pasep. O documento será emitido nas versões física e digital, acessível por meio do aplicativo Gov.br.

Para evitar desperdício de vagas, o Instituto de Identificação reforça a necessidade de comparecimento aos agendamentos ou cancelamento prévio, caso não seja possível comparecer, liberando a vaga para outros usuários.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.