A prefeitura de Campo Grande inaugurou na manhã desta terça-feira (1), o novo prédio do 3º Conselho Tutelar Centro, localizado na Rua Euclides da Cunha. Com estrutura revitalizada, o espaço foi adequado para garantir acessibilidade e um atendimento mais humanizado à população que busca os serviços da unidade.
O prédio conta com nove salas, sendo cinco destinadas ao trabalho dos conselheiros tutelares, além de recepção, salas para equipe administrativa e técnica, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Entre as melhorias realizadas, foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado, e o local passou por reforma nas portas, janelas e pisos.

A conselheira tutelar Ana Cláudia Palmeira destacou a importância da mudança para o atendimento das famílias e crianças da região. “O ambiente está muito mais adequado, até a questão da acessibilidade, que no outro prédio não existia. Lá já era um prédio velho, com problemas de estrutura, incluindo um forte cheiro de esgoto. Depois de três anos tentando a mudança, conseguimos esse novo espaço”, afirmou.
A conselheira reconheceu também que a demanda na região central é menor em comparação às áreas mais periféricas da cidade, mas ressaltou desafios específicos. “Aqui no centro atendemos muitas situações relacionadas à população em situação de rua, imigrantes, especialmente venezuelanos, além das questões escolares, que sempre aparecem. Por ser uma região com mais idosos e comércio, o volume de atendimentos acaba sendo menor do que em outros bairros”.

A prefeita Adriane Lopes (PP) enfatizou o compromisso da gestão com a rede de proteção à infância e adolescência na capital. “Fortalecemos essa rede inaugurando mais três novos conselhos tutelares. E hoje estamos aqui reinaugurando o Conselho Centro com uma estrutura totalmente adequada para melhorar o atendimento às crianças de Campo Grande”.
Além da inauguração do novo prédio, a prefeita afirmou que há um planejamento para ampliar e fortalecer a estrutura dos conselhos tutelares da cidade. “Temos a visão de reestruturar todos os conselhos e ainda inaugurar mais um CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] nos próximos dias. Além disso, buscamos oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, em parceria com o Ministério Público e órgãos de fiscalização, garantindo a proteção dos direitos das nossas crianças”.
A nova unidade atenderá aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes dos bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco.

Para garantir que a população conheça a nova sede e utilize os serviços disponíveis, os conselheiros pretendem investir na divulgação do espaço e em ações preventivas nas escolas e instituições da região. Ana Cláudia explicou a importância da divulgação dos serviços do Conselho Tutelar.
“Não é só estar aqui esperando o atendimento, temos que ir atrás também. Nosso trabalho inclui prevenção para evitar que os casos cheguem ao ponto de precisar do Conselho Tutelar”, concluiu.
- Colaboração Evelyn Mendonça