COMPARTILHE

O evento de entrega da certificação ESG-Fiems foi realizado nesta quinta-feira (30), durante a semana de comemorações pelos 40 anos da Real H. A indústria tornou-se a primeira empresa de Mato Grosso do Sul a receber o reconhecimento, concedido pelo Sistema Fiems, que atesta boas práticas ambientais, sociais e de governança. A auditoria do processo foi realizada pela certificadora internacional Bureau Veritas, que avaliou 69 indicadores e concedeu à empresa as classificações B em Ambiental, A em Social e B em Governança.

O diretor de sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destacou a importância do selo para a indústria sul-mato-grossense. “Mostra um norte muito claro, uma tendência muito clara em Mato Grosso do Sul, de que as indústrias estão buscando cada vez mais os caminhos da sustentabilidade. E isso é uma tendência mundial, uma tendência global e irreversível”, afirmou.

A Real H atua há quatro décadas no setor de nutrição e saúde animal e se consolidou como referência em práticas sustentáveis. Desde 2007, a empresa mantém o programa Ciclos, que incentiva a reciclagem entre seus funcionários e já retirou mais de 1,4 milhão de quilos de resíduos recicláveis da comunidade. O programa classifica e comercializa os materiais recicláveis recolhidos, destinando parte dos recursos para ações sociais, como a compra de cadeiras de rodas e óculos para moradores da região.

Além do programa de reciclagem, a Real H investe em diversas iniciativas sustentáveis, como a captação e reutilização de água pluvial, geração de energia solar por meio de mais de 3.000 placas fotovoltaicas instaladas e a implantação de uma estação de tratamento de efluentes sólidos. A expectativa é recuperar cerca de 14 mil litros de água por dia para uso interno, reduzindo o impacto sobre o Aquífero Guarani.

O diretor comercial do grupo, Marcelo Renk Real, reforçou que a sustentabilidade está no DNA da empresa. “Aqui na empresa a gente usa isso como DNA. Todos os banheiros utilizam água de reuso, nossa energia é 100% fotovoltaica e agora estamos implantando uma estação de tratamento de efluentes. Tudo isso para entregar de volta para a sociedade e para o meio ambiente aquilo que podemos proteger.”

A Real H também se destacou pela adoção pioneira da homeopatia na pecuária, promovendo alternativas sustentáveis no setor. “Quando começamos, há 40 anos, fomos questionados porque a homeopatia melhora o funcionamento do organismo, o boi fica mais relaxado e sofre menos com o estresse do ambiente. Mas, ao longo do tempo, mostramos que a homeopatia aumenta a performance animal. Hoje, essa tecnologia está consolidada e respeitada no mercado”, explicou.

A certificação ESG-Fiems avalia critérios como gestão hídrica, eficiência energética, mudanças climáticas, diversidade e segurança no trabalho. Para Robson Del Casale, a conquista da Real H reforça a responsabilidade do setor industrial. “É um marco para a sociedade, pois a Real H traz um exemplo para as indústrias de Mato Grosso do Sul sobre práticas sustentáveis e a importância desse caminho. A partir de agora, isso é inegociável. O selo ESG-Fiems eleva o nível da empresa e reforça sua posição como referência em sustentabilidade.”

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.